1. Soltem a voz com marchinhas de Carnaval
Embora as marchinhas tenham origem na década de 20 do século passado, elas ainda fazem muito sucesso até hoje. Elas são músicas bem animadas e fáceis de aprender, ideais para soltar a voz com os pequenos. Faça uma seleção dessas canções e ensine para a garotada.
Se você tiver um aparelho de dvd e uma smart tv é melhor ainda. Hoje em dia, os equipamentos conectados à internet podem buscar as músicas diretamente em sites de vídeos, como o YouTube. Aí, é só instalar o microfone e cantar para valer. Vai ser uma festa esse karaokê de carnaval!
2. Façam uma oficina de máscaras
As máscaras são a sensação do Carnaval. Quer ícone maior desse feriado do que o acessório? Em vez de comprá-las prontas, é interessante e superdivertido confeccioná-las com a turminha Pegue um molde na internet e recorte as máscaras em cartolina ou EVA.
A partir daí, deixe à disposição dos pequenos: cola com glitter, paetês, plumas, aviamentos, tintas e qualquer outro material que sirva para decorar as máscaras. Lembrando de não utilizar nada que não seja adequado para a idade dos pequenos e ficar olho para que eles não coloquem os materiais na boca, certo?
3. Montem um ateliê de fantasias
Uma das grandes diversões do Carnaval para as crianças é a fantasia. É nessa festa que eles aproveitam para ser quem mais quiserem. Desde princesas a astronautas e super-heróis, todo e qualquer personagem é muito bem-vindo pela turminha.
Além das lindas fantasias disponíveis no mercado e que fazem as crianças ficarem alvoroçadas, dá também para improvisar alguns trajes. Com um pedaço de tecido e uma fita, dá para fazer a capa do super-herói. Com um tapa-olho e uma bandana na cabeça, nasce um pirata. Deixem a imaginação tomar conta e vejam o quão divertido pode ser montar fantasias de carnaval.
4. Façam instrumentos musicais
As escolas de samba são uma das maiores atrações do Carnaval. A bateria é que dá o tom da música e faz todo mundo dançar. Sendo assim, uma brincadeira bem divertida é fazer instrumentos musicais e cair no samba. Latas de leite em pó cobertas com bexiga viram tambores incríveis. Uma garrafa com grãos de arroz ou feijão se torna um chocalho.
Na internet, você encontra muitos vídeos com o passo a passo para transformar sucata em instrumentos. Temos certeza de que vocês montarão uma bateria nota 10! Aproveitem para escolher um nome bem legal para essa escola de samba tão animada.
5. Curtam um bailinho de Carnaval
Não precisa ir para a rua ou para o clube para curtir um baile de Carnaval. A matinê pode ser feita em casa mesmo e com muita diversão. Reúnam todas as dicas que demos até agora para tornar essa festa ainda mais divertida.
Afinal, vocês já sabem as marchinhas, têm instrumentos musicais, estão com fantasias, máscaras e rostos pintados. Ou seja, todo mundo pronto para a folia! Para aumentar a alegria, chame os amiguinhos. Converse com as mães dos colegas do prédio, da escola ou da pracinha e, juntos, preparem o bailinho para a turma!
Além das fantasias, músicas e brincadeiras de Carnaval, que não podem faltar, é importante lembrar do lanchinho para repor as energias dos pequenos. Frutas, biscoitos integrais, sucos naturais e sanduíches naturais fazem parte de um cardápio gostoso, nutritivo e saudável.