O que é

O aprendizado socioemocional é um conceito relativamente novo na área da educação, mas que tem ganhado cada vez mais importância nos últimos anos. Trata-se de uma abordagem educacional que busca desenvolver habilidades emocionais e sociais nas crianças, como autoconhecimento, empatia, habilidades de comunicação, resolução de conflitos, entre outras.

Na infância, o aprendizado socioemocional é especialmente importante, pois é nessa fase que as crianças estão em pleno desenvolvimento cognitivo, emocional e social. É nessa fase que elas começam a aprender sobre si mesmas, sobre os outros e sobre o mundo ao seu redor.

Benefícios do desenvolvimento socioemocional

Desenvolver estas habilidades na infância pode trazer diversos benefícios para as crianças, tanto em curto quanto em longo prazo. Algumas delas são:

  • Melhora na autoestima e autoconfiança
  • Melhora na capacidade de se relacionar com os outros
  • Melhora na resolução de conflitos e na comunicação interpessoal
  • Melhora na capacidade de lidar com situações adversas e de enfrentar desafios
  • Melhora na capacidade de tomar decisões e de lidar com as próprias emoções

Além disso, O aprendizado socioemocional também pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo das crianças, pois ajuda a criar um ambiente propício para a aprendizagem e para a construção do conhecimento.

Na prática

A construção dessa habilidade pode ser desenvolvida por meio de atividades educacionais que incentivem o diálogo, a expressão das emoções, a resolução de conflitos e o trabalho em grupo. Jogos, dinâmicas, brincadeiras e outras atividades lúdicas também podem ser utilizadas para estimular o desenvolvimento socioemocional das crianças.

No Viver Criança, já contemplamos a prática do desenvolvimento dessa habilidade tão crucial na vida das crianças nossos jogos e oficinas, individuais e em grupo promovem o crescimento da habilidade de comunicação e interação das crianças, reforçamos o caráter colaborativo e franco para que as crianças venham a se tornar adultos melhor resolvidos com suas próprias questões e descobrimentos.

É importante ressaltar que o aprendizado socioemocional não deve ser visto como uma disciplina separada do currículo escolar, mas sim como uma abordagem transversal, que deve estar presente em todas as disciplinas e atividades desenvolvidas na escola.

Para resumir

Trata-se de uma abordagem educacional que pode trazer inúmeros benefícios para as crianças na infância e ao longo da vida. Ao desenvolver habilidades emocionais e sociais, a escola pode contribuir para formar adultos mais equilibrados, resilientes e capazes de enfrentar os desafios da vida com mais confiança e segurança.