
1- Trava-língua e charadas 😝
O trava-línguas é um tipo de jogo verbal em que a criança precisa dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar. “Três pratos de trigo para três tigres tristes” ou “um limão, mil limões, um milhão de limões” são alguns exemplos.
2- Caça ao tesouro
É uma brincadeira que pode ser feita ao ar livre, em um passeio no parque. Olhe ao redor e crie uma lista dos itens que as crianças deverão buscar pelo gramado do ambiente. Pode ser uma folha maior, outra menor, uma flor amarela, um pequeno galho de árvore, por exemplo. A cada item que a criança encontrar, ela ganha um ponto. E quem somar mais pontos no final vence a brincadeira.
3- Brincadeiras com corda
As brincadeiras com corda estimulam o movimento e a coordenação motora das crianças, que podem se divertir sozinhas ou com os amigos, de modo que fiquem distantes umas das outras.
A criança pode pular a corda seguindo as orientações de um responsável, como pular com um pé, com dois pés ou passar pela corda antes que ela toque o chão. Também é possível cantar algumas músicas e pular a corda fazendo o que pede a letra da canção.
4- Toca do coelhinho com bambolês ⭕
Para brincar, distribua bambolês pelo chão ou desenhe grandes círculos que poderão ser ocupados pelas crianças. Cada uma deverá ficar dentro de um bambolê ou do círculo.
Sempre que o responsável pela brincadeira disser “coelhinho, sai da toca”, as crianças deverão trocar de lugar. E quem ficar de fora, espera até a próxima rodada. Vale lembrar que a cada rodada é preciso tirar da brincadeira um bambolê ou um dos círculos desenhados no chão.
5- Pega-pega 🏃🏃
Uma brincadeira antiga que ganhou novas versões em tempos de pandemia, para que as crianças não precisem tocar umas nas outras.
Sugira que elas utilizem um pequeno galho de árvore para encostar nos colegas durante a brincadeira. Outra opção é ainda mais criativa: as crianças podem unir o pega-pega com a brincadeira do detetive, piscando com os olhos quando precisarem “pegar” o colega ao correrem umas das outras.
Gostaram dessas dicas? Vem para o Viver Criança!